quinta-feira, 7 de março de 2013

Culinária: um hobby, uma paixão

Uma das coisas que eu e meu marido curtimos muito é CULINÁRIA.
Adoramos viajar e ir a restaurantes, bistrôs, bares, lanchonetes, mercados, feiras etc. para provar novos pratos, descobrir diferentes ingredientes e sabores! :D
As pessoas nos dizem que nós só postamos fotos de comida em nosso facebook kkkkk Não é bem assim... :P Mas, de fato, sempre que nós fazemos um prato diferente aqui em casa, registramos o momento rsrsrs Ou então quando nos é servido um prato muito bonito e com cara apetitosa hehe
Por isso, fiquem avisados de que, provavelmente, postarei várias fotos de comida aqui no meu Blog ;)
Quando tiver sido cozinhada por mim, colocarei a receita também. Só não será possível fazer isso quando a foto for tirada em algum restaurante, ok Voinha Beatriz?! rsrsrs É que toda vez que posto algum prato bonito no face, voinha deixa o comentário de que quer a receita :) (beijo, vó) Mas indicarei o nome do restaurante, certo?!
Ultimamente tenho enfrentado um dilema. Fazer pratos gostosos, porém saudáveis, menos calóricos... hehe Não é uma tarefa muito fácil, afinal tudo fica mais gostoso com queijo, manteiga, açúcar, leite condensado, chocolate, concordam? ;) Além disso, tem de ser um prato atrativo, que desperte em meu marido a vontade de experimentar! Não posso deixá-lo com fome, né :) 
Daí meu primeiro raciocínio foi pegar receitas que já conheço e, então, adaptá-las, de maneira que fiquem mais "light". Desse jeito, não teria como o marido não querer experimentar né rsrsrs

Pois bem, a primeira receita que testei foi Macarrão ao Molho Arrabiata "Light".
Por que eu digo que esta receita é "light"? Quem aprecia o Molho Arrabiata, sabe que ele geralmente é feito com pedaços de calabresa e uma massa tradicional. Aqui, eu utilizei o macarrão integral, no caso, o parafuso, mas poderia ser penne, spaghetti, fettuccine, linguine etc. Enfim, já achei todos esses tipos na versão integral. Daí a gente pode variar para não enjoar :) 
Ao invés da calabresa, eu comprei presunto de peru sem gordura e também troquei a pimenta calabresa pela do reino, pois é menos ardida. Eu não consigo comer com pimenta muito forte, mas meu marido adora pimenta. Então coloquei uma quantidade de pimenta-do-reino que agradasse aos dois paladares. 
Além disso, não usei nenhuma gordura, tipo margarina, manteiga, óleo ou azeite (que, se levado ao fogo, faz mal à saúde). 
O resultado ficou muito bom!! Estou colocando a foto pra vocês conferirem, ok? :D 
Meu marido se deliciou e nem se importou com o fato de o macarrão ser integral rsrsrs Portanto, vou compartilhar a receita com vocês! :)  
Depois que fizerem, me digam se ficou bom.


Macarrão Parafuso Integral ao Molho Arrabiata "Light"
Ingredientes:
- Macarrão parafuso integral
- Molho de tomate (de preferência feito em casa)
- Alho picado
- Cebola em cubinhos
- Tomate em tiras
- Cebolinha, coentro (ou qualquer outro tempero de sua preferência)
- Ervilha fresca
- Azeitona fatiada (já compro assim, senão dá trabalho tirar o caroço rsrs)
- Pimenta-do-reino moída
- Presunto de peru "ligth" (sem gordura) em cubos grandes

Modo de fazer:
Preparei o macarrão seguindo as instruções da própria embalagem. Enquanto isso, fui fazendo o molho. Numa panela anti-aderente, primeiro coloquei o alho e a cebola para dourar com um pouquinho do molho de tomate. Depois acrescentei o restante do molho de tomate, os tomates em tiras, a pimenta-do-reino, azeitonas, coentro e cebolinha picados, os cubos de presunto de peru "light" e, por fim, as ervilhas frescas, para que não cozinhassem muito. 
Tudo pronto? Então é só servir o macarrão, colocar o molho por cima. Para dar um toque final, ralei um pouco de queijo e coloquei um pouco de azeite de manjericão (usar o azeite assim não tem problema; ao contrário, faz até bem pra saúde, pois ajuda a elevar o colesterol bom).

Bom, como essa primeira experiência funcionou, eu passei para uma nova tentativa, que foi a Batata Quente com Estrogonofe de Frango "Light". Confiram a fotinha e a receita abaixo ;) 

Batata Quente com Estrogonofe de Frango "Light"

Ingredientes:
- Batata 
- Peito de frango cozido e desfiado (ou em cubinhos)
(refoguei o peito de frango inteiro com sal, alho, alho-poró, cebola, tomate, coentro, cebolinha, folhas de louro e um pouquinho de alecrim...eram os temperos que eu tinha em casa na ocasião, mas fica a gosto do freguês rsrs O mais importante é que não coloquei nenhuma gordura, tipo manteiga, margarina, óleo ou azeite, e nem precisa porque os temperos e o frango vão soltando caldo enquanto estão cozinhando)
- Queijo de copo "light"
- Iogurte natural desnatado
- Milho

Modo de fazer:
Pegue a batata, inteira e com casca mesmo (mas lavada, claro rsrs), envolva no papel alumínio e leve ao forno para assar. O papel alumínio ajuda a assar a batata mais rápido e por igual. Não precisa passar manteiga, azeite, nada, na batata. Não se preocupem, pois não gruda. Lembrem-se: a intenção é reduzir a gordura da receita! :) A batata demora mais de 30 minutos para assar. Eu vou espetando com um garfo e sentindo a textura até perceber que a batata está mole.
Enquanto isso, vou preparando o estrogonofe. Basta levar o frango desfiado ao fogo médio numa panela e, em seguida, acrescentar o milho, o queijo de copo "light" e o iogurte natural desnatado. Misture tudo e prove para ver se precisa ajustar o sal. Espere ferver, desligue e está pronto! 
Retire o papel alumínio da batata, corte-a ao meio e coloque o estrogonofe por cima. Depois é só atacar kkkk Ficou gostoso. Marido nem notou que o estrogonofe não foi feito com creme de leite! :D
Então, bom apetite!
;)
Pri






Nenhum comentário:

Postar um comentário